Descrição do 'Pérolas Cristãs'

Blog destinado a discutir assuntos relacionados aos Cristianismo e sociedade em geral.

domingo, 30 de maio de 2010

Uma questão de saias

Os usos, costumes e tradições não são conceitos imutáveis e variam de cultura para cultura. Cada povo tem o seu próprio modelo de roupas, e as roupas dos homens são geralmente diferentes das roupas das mulheres.
     A Congregação Cristã no Brasil (e nos outros países) tem o direito de aconselhar os seus membros sobre os usos e costumes. Mas convém distinguir doutrina de costumes. Todas as "tradições" da Congregação Cristã com base na bíblia, tem de ser seguidas obrigatoriamente por um verdadeiro cristão. Porém no tocante a ensinamentos sobre costumes sem base bíblia, não existe razão para obrigar a o que quer que seja.
     É o caso do ensinamento muito comum na Congregação Cristã, sobre a proibição das irmãs usarem saias, não existe nenhum base para esse ensinamento. No mais muitas irmãs, nem seguem esse ensinamento, pois na sua vida diária, apenas usam as saias quando vão na igreja.
     A Congregação Cristã, fundamenta a sua posição quanto à proibição do uso de calças por parte de nossas irmãs, na passagem de Deuteronônimo, cap.22, vs5:
"Não haverá traje de Homem em mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher: porque, qualquer que faz isto abominação é ao Senhor teu Deus".
    Ao analisarmos melhor essa passagem, chegamos à conclusão óbvia, de que existem modelos de calças para homem e para mulheres, diferentes entre si. Por isso não faz sentido o uso dessa passagem, até porque o modelo de roupa para mulheres e homens vão mudando ao longo dos tempos.
    O que a bíblia ordena, é que tanto homens como mulheres se vistam de forma humilde e no temor a Deus, isso sim é mandamento. Claro, que devemos ser obedientes aos nossos pastores e respeita-los, mas isso não implica que aceitemos ensinamentos sem qualquer base bíblia.
   Por isso, oremos a Deus, para que ele dê mais entendimento ao nosso ministério para guiar a Igreja unicamente na base da Santa Palavra de Deus.

2 comentários:

  1. Fernando, a paz de Deus!

    Muito bom o seu texto.

    Deus o abençoe!

    Mario

    ResponderEliminar
  2. bom dia, a biblia realmente não se refere especificamente ao uso da sáia, mais diz também que devemos nos vestir com decência e pudor, a 50 anos atrás a presença de Deus nas igrejas era muito mais evidente do que hoje coisas tremendas aconteciam, a palavra de Deus disse que o povo de Israel não queria mais um sacerdote como lider queria um rei assim como era costume de outras nações, e hoje em dia não é diferente as pessoas na igrejas não querem seguir um padrão de vida santa, não que usar saia seja padrão de santidade, mais nos difere e muito das pessoas do mundo, querem trazer so costumes das pessoas do mundo para dentro da igreja, costumes que aparentemente podem ser inofensivos mais ao longo dos anos vem afastando a presença de Deus de nossas igrejas, porque você acha que muitas igrejas a 50 anos diziam que televisão era coisa do diabo, porque a TV tem um alto poder de influencia em nossas vidas a nossa forma de penssar, falar e agir, sendo que a nossa forma de falar, pensar e agir tem que esta de acordo com a palavra de Deus"e não vos conformeis com este mundo mais transformai-vos pela renovação da vossa mente" romanos 12

    ResponderEliminar