Descrição do 'Pérolas Cristãs'

Blog destinado a discutir assuntos relacionados aos Cristianismo e sociedade em geral.

sábado, 17 de abril de 2010

Ser um Nacionalista Cristão


Já a algum tempo venho reflectindo sobre o que é ser um "nacionalista cristão", é sem dúvida um tema bastante caro para a minha pessoa, visto que me considero politicamente como nacionalista e religiosamente assumo-me como cristão.
Talvez para muitos ser cristão e nacionalista simultâneamente possa ser contraditório, já que política e cristianismo não se devem concordar, porém o "nacionalismo" em si não é uma ideologia política, mas apenas um sentimento de pertença a uma nação. Pode-se ainda dizer que o nacionalismo pode ser uma forma de paganismo, uma vez que a nossa verdadeira Pátria não é aqui na terra. É verdade, mas isso não invalida, que enquanto peregrinamos nessa terra, não queiramos o melhor para o país onde vivemos. Afinal a própria palavra de Deus ordena que como cristãos devemos orar por todos os homens, inclusive por nossas autoridades nacionais. A palavra de Deus também ordena que nós como cristãos nos devemos sujeitar ás autoridades e obedecer as leis da nossa nação.
Concluindo, um verdadeiro cristão tem de certa forma de ser uma bom cidadão da sua nação terrena e acima de tudo um patriota.
Uma outra questão que se pode colocar é o facto de na Europa, os auto-intitulados partidos nacionalistas são acusados de assumir posições xenófobas, porém mesmo esse tipo de argumento é facilmente refutável, já que não podemos confundir xenofobia com o ser a favor de políticas de imigração mais restritas. E o facto de um cristão ser a favor de uma política de imigração controlada, em nada invalida o dever cristão de acolher bem os estrangeiros, antes pelo contrário, convém lembrar que muitos imigrantes que chegam na Europa com o sonho de uma vida melhor, acabam sendo explorados por máfias na Europa, outros não conseguem encontrar emprego e se integrar na sociedade, e o "sonho europeu" acaba virando um pesadelo. Por isso por questão de humanidade, nenhum país deve acolher imigrantes quando não tem as mínimas condições para as acolher. Como tal um verdadeiro Cristão tem como obrigação não apenas ser um bom cidadão da sua Pátria terrena, mas também tem o dever de acolher bem os imigrantes honestos que vem para a sua nação em busca de uma vida melhor.
Por outro lado, seria bom que certos nacionalistas europeus pagãos, que tanto gostam de atacar o cristianismo, se lembrassem do importante papel do Cristianismo na História e Cultura das Nações Europeias, aliás Portugal foi fundado por D.Afonso Henriques no surgimento de uma promessa de Jesus (segundo a tradição) e foi graças ás cruzadas que se conseguiu expulsar os muçulmanos da Península Ibérica.
Ao contrário do que alguns possam pensar, não pretendo de forma alguma fazer apologia aos auto-intitulados partidos nacionalistas europeus com base na bíblia, até porque não sou muito a favor de que se misture política com religião, até porque o nacionalismo em si, vai muito mais além de direita e esquerda e de qualquer divisões ideológicas. Pretendo expor unicamente a minha visão do Nacionalismo Cristão.
E o Cristianismo e as Igrejas Cristãs do Ocidente podem ainda desempenhar um papel importante no combate à Islaminização da Europa bem como na defesa da Identidade Cristã do Continente.
Nem Sião, nem Islão, por um Portugal sempre Cristão.

1 comentário:

  1. Olá, gostei do seu trabalho! Fica aqui o meu convite para conhecer o meu:

    http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com

    Leandro CHH

    ResponderEliminar